domingo, 13 de novembro de 2016

Puerto Rico, a ilha dos sorrisos

Puerto Rico, 13 de Novembro de 2016.

Hoje completamos uma semana em Porto Rico e até agora só temos coisas boas a falar desse lindo país. Seja pelo clima bem mais agradável (aqui chove todo dia!), seja pelo verde (aqui tem floresta tropical igual no Brasil... abarrotada de cachoeiras!), seja pela história (aqui tem fortes e construções de 450 anos atrás completamente preservados!), ou pelas mega lojas de tudo quanto é tipo (excelente para provisionamento) ou, principalmente, pela simpatia e astral do povo em geral. Eu diria que aqui é o país dos sorrisos... com pessoas amistosas, simpáticas que se cumprimentam na rua e estão sempre dispostas a ajudar. 

Logo na nossa chegada da marina já esbarramos com vários sorrisos: o sorriso do Bernardo e do Roberto - que trabalham na marina e nos ajudaram a amarrar o Itararé, o sorriso da Glenda - responsável pela administração, o sorriso do Horlando - barman quem fez o melhor hamburguer que comemos até aqui. Tivemos sorrisos até dos policiais da imigração que vieram até nosso barco para vistoriar de forma amigável tudo a bordo, acredita?! Esse clima astral de gente simpática parece que contamina o povo em geral e em segundos fomos fazendo amizade com outras pessoas que também moram abordo na marina. 

Aqui moram uns 3 a 4 militares aposentados e veio de um deles o convite para participarmos da comemoração do aniversário dos Mariners.... comemorado a última quarta a noite com um churrasco regado a lagostas no bar da piscina. Diferente do Brasil, o americano é muito patriota (não só em jogo de futebol) e tem muito respeito pelas forças armadas e guardam com muito carinho e orgulho suas tradições. Esse aniversário é celebrado a quase 300 anos e teve direito a bandeira americana, cartazes, charutos, bolo, discursos e leituras de cartas dos generais das forças armadas. Cerveja vem, cerveja vai e aos poucos fomos também conhecendo um pouco da história de cada um.

Um dos amigos, que mora em um yacht em frente ao Itacaré, já rodou o mundo acompanhando as guerras americanas por décadas. Esteve no Iraque, em várias bases americanas espalhadas por aí.. e por aí vai. Ele era responsável pela logística de abastecimento no front de guerra sempre levando até os soldados munições, armas, comida... seja lá o que fosse necessário. Com orgulho ele nos disse que conseguia tudo em menos de 24 horas e nunca nenhum batalhão coberto por ele ficou desassistido. Com tristeza ele também nos contou que veio da esposa dele a ideia de morar a bordo... e depois que ele se aposentou compraram um barco e se mudaram pra cá. O sonho foi interrompido precocemente pois pouco tempo depois ela descobriu um câncer e veio a falecer meses depois. Muito triste. Ouvir histórias como está nos faz lembrar de como a vida pode mudar rápido como o vento... e mais uma vez agradecemos a Deus por poder estar vivendo o que estamos vivendo hoje. 

Outro amigo que conhecemos foi um boina verde do exército (força especial - estilo John Rambo) e lutou todas as guerras dos últimos 30 anos. Esteve no Vietnã, Coreia, Iraque, Afeganistão, etc.... viveu muita coisa em tudo quanto é canto e hoje vive sossegado no seu veleiro de 45 pés. Forcei para ver se arrancava alguma estória pauleira dele mas ele se limitou a dizer que o "passado ficou para história e that's it!". 

Ficamos muito amigo de ambos... e no pouco tempo juntos já compartilhamos cervejas, barbecues e bons bate papos. Muito bacana.
 (Thank you guys for the time that we spent together... was a pleasure to met you!)

Mudando o assunto, Porto Rico, como você já deve saber, é parte dos EUA... e lembra muito uma cidade de interior americana com condomínios perfeitos de muro baixo e abarrotados de carrinhos de golf, mega lojas, grandes estradas e com a simpatia do povo latino. E o povo aqui gosta mesmo é de mega yacht (vimos poucos veleiros) - e nosso amado ITACARÉ até que ficou bem bonito amarrado no pier da Marina mas bem humilde ao lado de barcaças com o dobro do seu tamanho e iluminadas por todos os lados. Ele chegou a encolher de tão tímido.

Aproveitamos nosso tempo até aqui para fazer turismo no centro histórico (old San Juan), conhecemos também uma reserva florestal e matamos a saudade de um bom mergulho de cachoeira, e - claro - aproveitamos as mega lojas para provisionar o barco para os próximos meses. A visita a West Marine durou 8 horas... e me perdi entretido entre os corredores abarrotados de produtos náuticos de tudo quanto é marca e tipo. Dali o ITACARÉ ganhou uma âncora nova (Rocna de 25kg), ganhou também uma prancha de standup e mais um monte de miudezas. Comprei também um óculos e chapéu novo - a tripulação aqui tava se rebelando dizendo que meu chapéu antigo era de mendigo. Fazer o que.  Aos poucos nossa lista vem esvaziando e nosso bolso quase explodindo. Do Sams Club nos entupimos de rum, cerveja, vinhos, biscoitos, leite, carnes... compramos também várias garrafas de uma bebida vermelha chamada fireball, conhece? É destas pra ser tomar pura em "shots".. e que desce esquentando a garganta até o estômago. Se segura pois o bicho vai pegar! ..tudo já está preparado para recebermos amigos e familiares queridos que vem entre o ano novo e Janeiro.

Amanhã temos algumas manutenções pra fazer (pra variar! ...é como já falei antes, essa lista não acaba nunca!) e tudo dando certo, seguiremos viagem no dia seguinte para as Ilhas Virgens espanholas para "nos perdermos" pelos próximos 30 dias entre Viequez, Culebra e Culebrita.

Em breve mais notícias... e mais relatos de travessias. Acompanhem!

PS: Agora você pode acompanhar nossa posição em tempo real através do blog... clique na foto do "spot" no alto a direita. Este aparelho fica a bordo e emite um sinal via satélite e além de mostrar nossa posição serve também para chamar/apoiar o resgate em uma situação de emergência.



Ruas do centro antigo de San Juan (Old San Juan) 

Forte construido pelos espanhois a 450 anos atrás... muito bacana a visita


Motoca de um policial que estava parado em frente a
 West Marine... vendo a curiosidade das crianças ele convidou a molecada
para tirar umas fotos..

Dentro da West Marine procurando um chapéu novo pro pai.

Medalla é a cerveja local de Puerto Rico..  aproveitamos para
 provisionar o barco para os próximos 3 meses. #Itacareetilico!

Zé Cuca testando o peso da lagosta dentro de um restaurante

Parque Nacional El Yunque - nos lembrou muito
Serra do Mar - região entre Parati e Cunha, no nosso Brasil, 
visual bacana rodeado de mata atlântica







nossa vista do por do sol de dentro do Itacaré no pier da marina (Yacht Club Palmas Del Mar)

Churrasco de lagosta comemorando o aniversário
 dos US Marine Corps (fuzileiros navais americanos)







Nossa marina fica dentro de um mega condominio fechado com
 hoteis, campo de golf, casas, espetáculo! ..aproveitamos o domingo para colocar as bikes para fora do barco e
fomos desbravar o condominio. Gostou da minha chapeleta nova ?






Um comentário:

  1. Muito legal..... maravilha!!!!! Sempre muito bom acompanhar vocês!!!!! bjs

    ResponderExcluir