quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Travessia Curaçao - Bonaire

Bonaire, 31 de Agosto de 2016

Depois de muito esforço e ansiedade finalmente nosso barco voltou pra água e seguimos novamente em direção a Spanish Water para tocar a nossa vida ancorado. Foi muito bom poder voltar a mergulhar diariamente e ver o por do sol avermelhado.

Agora com a vida mais organizada o videogame mudou de fase de novo e chegou a hora de encarar de frente o estudo das crianças nos antecipando alguns dias ao início do período escolar. Eu e a Raquel nunca tínhamos dado aula pra ninguém e está sendo uma experiência diferente tanto para nós quanto para as crianças.

Aulas como de geografia, matemática ou ciências até que são bem interessantes mas o bicho pega mesmo quando temos que ensinar gramática em inglês, afinal de contas nosso inglês niteroiense não ajuda muito nesta hora.

Outra novidade da semana é que depois de uma longa espera pintou uma boa janela de tempo com vento de sudeste e mar "pequeno" e seguimos nosso rumo para Bonaire fazendo a nossa primeira pequena travessia.

Seguimos viagem acompanhado de perto pelos amigos do veleiro Pura Vida. Mais uma vez foi muito bom poder contar com amigos do mar mais experientes para nos dar dicas e sugestões. Inclusive veio deles a pilha pra anteciparmos a nossa ida pra Bonaire aproveitando a janela de bom tempo. Obrigado amigos !

Saimos com o dia raiando e logo depois de deixarmos o abrigo do canal de entrada da Spanish Water o mar já mostrou a sua força. Apesar da previsão de tempo favorável, as primeiras 3h foram bem duras pois tinhamos que contornar Curaçao pegando vento e mar de frente. O barco pulou e bateu igual um cabrito espirrando água para todos os lados, testando a resistência da nossa jovem e inexperiente tripulação. Não teve jeito, todo muito ficou mareado a começar por mim. O Lucca ficou agoniado segurando o vômito.. e so relaxou mesmo depois que me viu vomitar e ai sim ele relaxou e mandou o dele. "Até que não é tão ruim assim, não é papai.. já estou bem melhor", disse ele aliviado.


A coisa começou a melhorar pouco depois que nos afastamos de Curacao. Com águas mais profundas o mar começou a se organizar e com o vento de Sudeste - conforme previsão do tempo - abrimos nossa genoa para uma velejada muito mais prazerosa.

A chegada em Bonaire foi dos deuses. A medida que nos aproximamos da ilha o mar foi abrigando e ficando cada vez mais calmo e com vento constante o Itacaré deslizou lindamente em um mar azul claro de cartão postal.

Estamos nesse momento em uma poita em frente a vila e por aqui devemos ficar pelos próximos 20 a 30 dias.... usaremos esse tempo e sossego para com calma conhecer a ilha e, principalmente, adaptar com calma a escola das criança.



Recentemente reencontramos nossos amigos franceses Sylvan e Izabelle do Oxygen - eles também estavam em Bonaire depois de quase 45 dias "perdidos" entre Los Roques e Los Aves. Eles inclusive botaram uma pilha enorme para já já levantarmos ferro e seguirmos para lá. Apesar de ser também outra velejada contra vento..  estamos a cerca de 30 e 60 milhas destes paraísos.  Vamos ver... um dia por vez, e vamos ajustando nossos planos.




Acompanhem !




Saindo de Curaçao... com mar e vento na cara. Pelo pulo do cabrito da pra
imaginar a batida e o saculejo




Água azul piscina..  de cartão postal 


Valeu amigos do Pura Vida !!!




Fazendo um reconhecimento da ilha. Por aqui, cada poita que você
pega tem um paraíso embaixo. Neste ponto aqui vimos uma lagosta de uns 45cm







Um comentário:

  1. Força aí tripula! Em pouco tempo o mar e as caturradas serão inofensivos ao estômago do Team Itacaré.... Rodrigo, depois, quando sobrar um tempinho, dá uma olhada no projeto The Foos do CodeSpark... ( http://codespark.org ) Acho que pode contribuir com os estudos da galerinha aí, de forma divertida... Quando der, manda uns vídeos ou fotos do Itacaré velejando! Abs, Alan

    ResponderExcluir