Travessia Bonaire - Porto Rico
Distância: 425NM (milhas náuticas)
Velocidade Média: 6,5kts (nós)
Velocidade Média: 6,5kts (nós)
Duração: 2 dias + 19 horas (3 noites)
Saída: 4/Nov/2016 - Quarta - 16:30
Chegada: 6/Nov/2016 - Sábado - 12:00
DIA 1 (Quarta) 20:00 / 400NM a sudoeste de Puerto Rico
Partimos as 16:30 da linda Bonaire. Agora são 20:00 e a tripulação toda já desabou no sono. Sobraram eu, meus pensamentos, um mar escuro a volta e um filete de lua escondida entre as nuvens. Quanta expectativa acompanhou nossa saída!
Mergulhei novamente na análise do tempo, em pesquisas da melhor rota e muitas dúvidas surgiram... A verdade é que dado a falta de experiência não sei até que ponto podemos confiar nas previsões e logo bate uma puta dúvida sobre que melhor janela de tempo pegar. De novo me apoiei no Silvio que do Brasil nos ajudou na escolha da melhor rota e janela de tempo (valeu SR!).
Escolhemos seguir viagem essa semana pois desceu um frente fria entre Porto Rico e Republica Dominicana ...e a entrada dela no norte do Caribe fez o ventilador do sul do Caribe rodar ao contrário.... e até desligar. Logo a previsão é de calmaria seguida de vento sul e sudeste, o que é bom pra gente que quer subir ao norte.
Até agora - 4 horas após nossa partida... Está tudo calmo a nossa volta, nada de vento e mar parado. Seguimos nosso rumo a nordeste motorando a 5kts.. bem ruim (tem uma corrente freando a gente), mas deve melhorar depois que nos afastarmos da Costa. Previmos uma média de 6,5kts - em uma travessia que deve levar quase 3 dias ... Vamos ver.
DIA 2 (Quinta) - 14:00 / 315NM ao sul de Puerto Rico
A previsão do tempo se confirmou e até aqui só tivemos calmaria. O Itararé vem deslizando liso sem sacolejos e a vida segue normal a bordo, ninguém enjoado... Já vimos 3 filmes (um deles foi o Rambo I, lembra dele ?!).
O ruim é que tivemos que motorar até aqui e mesmo assim o barco vem andando pouco mantendo média de 5kts (uma bosta!). O diabo da corrente contra continua freando a gente. Me arrependi de não ter enchido os galões de diesel reserva. Se tudo der errado e as previsões furarem e tivermos que manter este ritmo podemos levar 1 dia a mais pra chegar e o combustível (ou a falta dele) pode ser um problema. A previsão do tempo nos jura que ao longo da noite entra um Sudeste... Vamos ver, estamos aguardando ansiosamente por ele!
DIA 2 (Quinta) - 17:00 / 280NM ao sul de Puerto Rico
A parte boa é que há duas horas atrás o vento nordeste entrou (esse aqui a previsão não falou nada) ..não é o ideal mas já melhorou muito. Desviamos nosso rumo 30 graus e agora seguimos N (ao invés de nordeste), já deu pra desligar um dos motores e o barco passou a andar a 7kts - ótimo, voltamos pro jogo! ...podemos ficar assim pelas próximas 12 horas até a entrada do Sudeste amanhã de manhã.
O mar também foi generoso com a gente e nos brindou com um dourado de uns 3kg (!?) ...a cabeça já virou caldo e os filés vão pra panela mais tarde. Do mar também vieram 3 passarinhos exaustos de tanto voar. São duas andorinhas (tudo bem esbarrar com elas aqui) - mas o outro é um destes amarelinhos de jardim. O Que você está fazendo aqui tão longe da costa rapaz?! ....se o Itararé não tivesse passando você ia dormir aonde ?
...agora tá uma briga a bordo entres as crianças pra definir quem é dono de quem. Já avisamos que eles são da mãe natureza e a hora que eles quiserem eles seguem viagem.
DIA 3 (Sexta) - 09:00 / 177NM ao sul de Puerto Rico
O vento aumentou a noite e o mar cresceu junto com ele. Rizamos as velas no riso 2 por segurança e o Itacaré veio bem de 6 a 7 nós sem esforço. Nosso marcador de vento não está funcionando, mas pelos carneirinhos eu chutaria de 15 a 20 nós de vento.
A noite foi boa, velejamos bem (apesar de balançar muito) e não tivemos nenhum rumo cruzado com outro barco. O turno desta vez foi todo meu... A Branca ficou um pouco mareada e achamos melhor ela sossegar na cama. Eu Dormi na sala acordando a cada 45 minutos para fazer minha "ronda": procurar algo no radar, avaliar a velocidade e nossa rota, sair para ver o mar confirmando que nada temos a frente e regular uma vela se necessário. E assim, de pulos de 45 minutos e sonhos interrompidos a noite correu rápida.
Amanhecemos todos bem e o mar ainda está meio bagunçado e vento segue firme de Sudeste (espetáculo!).
O barco sacode, range... Se contorce, e seguimos firme nosso rumo e parece que toda tripulação já se acostumou com os barulhos do mar. Graças a Deus a previsão acertou na cabeça!
Progredimos muito na nossa rota e mantendo as condições atuais (e as esperadas) devemos aterrar em Porto Rico amanhã no meio da manhã.
To feliz das coisas estarem caminhando bem - na torcida que se mantenham assim! (Ps: depois destas 24hrs de vento favorável zerou o risco da falta de combustível!).
O barco sacode, range... Se contorce, e seguimos firme nosso rumo e parece que toda tripulação já se acostumou com os barulhos do mar. Graças a Deus a previsão acertou na cabeça!
Progredimos muito na nossa rota e mantendo as condições atuais (e as esperadas) devemos aterrar em Porto Rico amanhã no meio da manhã.
To feliz das coisas estarem caminhando bem - na torcida que se mantenham assim! (Ps: depois destas 24hrs de vento favorável zerou o risco da falta de combustível!).
...pra finalizar, os passarinhos se foram. As andorinhas acordaram e saíram voando, já o amarelinho (que meu caçula apelidou de Jack) acordou morto. Foi pro mar virar comida de dourado. Achei que pudesse ter choradeira a bordo, mas que nada os moleques encararam de forma natural e jogaram o bichinho no mar. Vida que segue.
PS: Dizem os meninos que a causa da morte foi um golpe de ioga da mãe, pois na noite anterior o bichano correu o barco inteiro e sem querer foi parar esmagado nas costas da mae enquanto ela se contorcia em uma das posições no solo. De qualquer forma, para mantermos a paz a bordo, prefiro a versao da morte por fadiga de tanto voar.
DIA 3 (Sexta) - 19:00 - 110NM a sul de Porto Rico (Tamo chegando!!!)
O tal vento Sudeste apareceu com vontade de novo à tarde... E junto dele veio um Squall (tempestade) que ligou forte o ventilador e o liquidificador tudo ao mesmo tempo.
Agradeci a todos os santos por termos feito uma rota mais a nordeste-leste no começo da travessia.... Pois agora que a bagunça chegou, tivemos a opção de correr junto com ela (norte - noroeste) sem grande prejuízo à nossa rota. E o que poderia virar um salseiro pouco foi percebido pela tripulação que via mais um filme na sala.
A chuva acabou servindo para lavar o barco e para nos acelerar até nosso destino. Mas não pense vc que foi moleza não... Pois tudo aqui é novidade pra gente e vem tudo sempre acompanhado de frio na barriga e muito suor. Ralei bastante rizando velas, ...experimentando a melhor configuração pro mal tempo e ajustando tudo a bordo. Até que fiz pouca barbeiragem (assim acredito)... Um degrau por vez e vamos progredindo.
A tarde também rendeu uma boa pescaria... Desta vez foi um atum de uns 4kg (virou sashimi e morreu a tarde mesmo!)
Enquanto escrevo seguimos firme a 7kts empopado e com as velas risadas. Apesar das condições estarem mais calmas achei melhor ir assim por segurança. Preservando as condições atuais devemos avistar terra amanhã pela manhã...
DIA 4 (Sábado) - Marina Puerto del Mar - lado leste de Porto Rico (chegamos!)
Escrevo estas palavras deitado na cama, de banho tomado, barba feita, sossegado.... e com o Itararé devidamente amarrado em uma vaga na Marina Puerto del Mar.
Dizem que a vida da gente é um eterno quente-frio, ...ora você quer à praia ...e dela, com calor e suado vc fica com saudade do friozinho da serra, e assim por diante. Eu digo que o mesmo vale também pra vida no mar.
As duas melhores horas de uma travessia são justamente a hora de sair e a hora de chegar, por motivos opostos. A primeira você tá doido pra se lançar na imensidão do mar, ficar perdido entre o céu e as estrelas, no silêncio, em pensamentos e exposto a mãe natureza. O segundo melhor momento é justamente o oposto... Quando paramos de sacudir, e estamos seguramente amarrados em uma Marina, de banho tomado, cheiroso.. De barba feita e lençol recém trocado e esticado ao máximo. Este é meu sentimento agora. Feliz de ter chegado, sentimento de realização por ter cumprido mais um degrauzinho nesta nova fase da vida.
Quente-frio foram também estás 3 noites de travessia... tivemos de calmaria à tempestades... Noites mal dormidas e bem dormidas.
Mas neste último dia a coisa foi mais pro "frio" mesmo dado que o mal tempo cismou em dar as caras e viemos com vento acima de 25 nós (estimo) tanto de dia quanto a noite e mais uma vez o barco bateu e sacudiu muito. Ralamos muito a noite toda em ajustes de vela dado que o vento e mar não sossegaram e por vezes variaram força e direção. Acho que perdi uns 2kg na viagem ao todo... Mas logo que chegamos tratei logo de combater o problema com um hamburgao e três cervas no happyhour da Marina. ;)
Mais pro "quente" é sempre a minha Branquinha, minha alma gêmea - que encarou de frente todos os medos e inseguranças, e não se abalou com mar alto, com a escuridão da noite, com o burrifo das ondas e barulho delas batendo no casco, ou mesmo com a chuva forte lavando até pensamento. Menina danada... amo vc xulé !
Pra finalizar... a primeira impressão que tivemos daqui da Marina e de Porto Rico é a melhor possível - mas isso é assunto para um próximo post. Até !
Hola! Soy la cuñada de Carola (esposa de Fernando) y soy puertorriqueña! Espero que la pasen de lo mejor!!! Si necesitan algo, solo pregunten. Ah! No ha lo portugues pero Si español e ingles. Hi! I'm Carola's sister in law and I'm from Puerto Rico. I hope you have a great time in Puerto Rico and if you need anything just let me know. I don't speak Portuguese but I do speak Spanish and English. My name in Adisel by the way...
ResponderExcluirParceiro(s),
ResponderExcluirSaudade das travessias!
Belo relato.
Fala pros meninos escreverem no blog. Branca, parabéns pela travessia!
Como era a parada do umbigo?
Abs
Ricardo
Blz parceiro! Saudade de vcs ! Tô colocando pilha pros moleques escreverem mas tá difícil. ...sobre o umbigo... que umbigo !? Gd bj!
ExcluirParabens Rodrigo,
ResponderExcluirBelo relato da vida a bordo, esse frio na barriga eu tambem estou tendo pois vamos a Paraty em dezembro, somente eu esposa e filho, sendo a 1a. travessia longa mas ja estou sentindo os "efeitos colaterais" (medo, ansiedade, insegurança,receio e felicidade)
Voces estao sendo uma grande referencia para nós quanto aa vida a bordo, ao teu aprendizado e principalmente pela educação das crianças. Estaremos embarcando em definitivo fim do ano que vem e espero um dia estar numa praia fazendo o lual com voces meu filho vai adorar e nós entao.....
Por favor mantenha o blog atualizado, o FB é bom, mas se perde muita informação
Abraços a todos e bons ventos.
Jorge Dias
veleirofurioso.blogspot.com
Obrigado pelas palavras Jorge, boa sorte na sua primeira travessia. Esse frio na barriga é bom pois te deixa alerta... aproveitem! ..e estaremos sempre atualizando por aqui sim.. bons ventos!
ExcluirSensacional relato, chefe :-).... Estava ansioso aguardando os relatos de travessias! Que venham muitos outros. Um abraço a voce e a família...
ResponderExcluirFala ae rapaz! Que bom q vc está nos acompanhando... ficamos muito tempo parados entre Bonaire / Curaçao, mas agora que a temporada de furacões acabou vai começar nosso pinga pinga entre as ilhas e devemos ter vários relatos de travessia.... abraço no povo todo aí!
ExcluirEstou acompanhando atentamente por aqui :-) Aguardando os próximos relatos de travessia..... Transmitirei o abraço a todos por aqui.... Todo mundo atrás dos badejos de final de ano :-)
Excluir