sábado, 31 de maio de 2014

Pre-temporada por Paraty/Angra

Ilha Grande, 31 de Maio de 2014

Choveu a noite inteira. O vento sudoeste teima em bagunçar o mar e nos frear. Tudo bem que na vinda pra cá semana passada ele muito nos ajudou empurrando um LAFITTE a quase 9 nós na surfada das ondas com tudo a favor.

Na ida esperamos a frente fria chegar na Ilhabela para nos empurrar na direção de Angra dos Reis.

Sensação diferente olhar para traz e ver um mostro cinza com mar encarneirado e olhar a frente e sentir o barco surfar nas ondas com tudo a favor. A tarde foi caindo, escurecendo o dia e o vento nada de baixar.

Preventivamente rizamos (diminuímos) as velas, diminuindo um pouco a velocidade para encarar de forma mais segura a noite.  Imagine se um cabo estourasse ou vela rasgasse no meio da noite com ventão... seria um salseiro!!  Já domino bem navegação em águas abrigadas (nada de mais) mas em mar aberto com ventão, no escuro....  te confesso que sigo adiante mas vou controlando o estômago. Degrau por degrau vamos subindo o nível de experiência.

Quem me acompanhou nesta "aventura"  foi novamente meu velho parceiro Richa - amigo de infância, parceiro de moto. Ele também tinha férias para tirar e nossas esposas deram uma força tocando a vida com as crianças em São Paulo e nos liberando o alvará.

Dias atrás ancoramos no Sítio Forte, Ilha Grande - uma das nossas ancoragens prediletas. Paramos ao lado de um grande veleiro europeu que já vinha há quatro anos rodando o mundo. Era um casal com dois filhos pequenos a bordo. Me aproximei e dei de presente para o capitão um guia da região: "In two years I'll be travelling like you... I've been preparing my family for that...", eu disse a ele. Claramente eles estavam meio "assustados" desbravando a floresta brasileira. "Is it safe to stay here?", ele indagou.

Vimos nesta semana uns dez a quinze barcos estrangeiros por aqui. Fato é que o astral e a beleza dessa região teria encanto para muito mais, mas Brasil é Brasil, e os caras quando vem pra cá devem ficar muito assustados mesmo, meio que sentindo-se no meio de um país em guerra. Da para entender..

Para coroar a viagem.. sem saber, fomos brindados com o festival de jazz em Paraty ontem a noite. Paramos em uma marina para abastecer e tirar o lixo quando ouvimos o bum-bum do barulho na cidade a distancia. Decidimos pegar o botinho e ir lá fazer um reconhecimento...  e que espetáculo! A cada esquina um músico de rua fazendo seu som e passando o chapéu para o público.  Gringo para tudo quanto é lado junto à músicos de diferentes estilos. Velha sorte da porra, noitada show!  Prometi que ano que vem volto aqui com minha tropa toda.

Ponto alto da viagem também foram as ancoradas pela Ilha da Cotia, ficamos dois a três dias na região com horas e horas de standup entre as águas calmas..  beirando as ilhas, vendo arraias, tartarugas e pequenos peixes.   As noites silenciosas eram quebradas somente pelo barulho da nossa sessão de cinema no notebook regado a whisky.  Isso mesmo, ja to gastando a biblioteca de filmes que temos reunido há meses.

Essa semana no mar é a última de férias antes de reiniciar no meu novo-velho emprego. Já tenho até sonhado com reuniões e reencontros. Ontem acordei assustado com um pesadelo onde eu chegava no meu primeiro dia no escritório e estava sem calcas, vai entender.

Mas to animado, serão ótimos reencontros que devem nos dar um gás extra para encarar os próximos 20 meses que temos pela frente.

Aguardem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário