domingo, 4 de maio de 2014

Encontro ABVC 2014 - Dicas e Aprendizados


Angra dos Reis, 1 de Maio de 2015

Estou no meu momento "nothing in box", ...eu explico: é aquele momento em que minha cabeça esta "vazia"..com poucos problemas para resolver.  Afinal, estou exatamente no periodo de transição entre empregos. Os problemas da empresa atual/antiga já são passado..  e ainda não entupi o cérebro com os novos problemas.. do novo emprego.  Que momento mágico!!! Ficarei assim até 2 de junho. Quase 40 dias de "nothing box" !!!  Espetáculo!!!

Com este clima..  fomos para Angra dos Reis para participar do encontro da ABVC 2014 no Bracuhy. muito bacana, por sinal.  Me senti um calouro no meio de gente vivida no mar. Absorvi muito conhecimento e aprendizado..  e quanto mais aprendo mais vejo que nada sei.  Vejo que estamos no caminho certo.

Como terei tempo este mes para atualizar nossos planos e sonhos.. vou dedicar em breve um post sobre isso.  Mas por hora, destaco nas proximas linhas as minhas anotações das palestras.. sem tirar nem por nenhum adjetivo, simplesmente minhas anotacoes colhidas ao vivo.


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Palestra sobre manutenção de MOTOR DE POPA:

- Qdo afogar: fechar saida de ar + acelerar no max + zerar afogador + dar partida varias vezes. Insiste, pois vai pegar!! Qdo pegar, baixar aceleração, abrir saída de ar

- abastecer moto popa só com poddium. A poddium demora muito mais a envelhecer e dura mais de 6 meses guardada.

- ter parafusos do motor sobressalente e de inox, pois os originais enferrujam rapido

- qdo não ligar de jeito nenhum: tirar velas p limpar (atras) - tirar carburador p limpar tambor (pela frente)

- só abrir saída de ar pra usar o motor. Fora isso saída deve ficar sempre fechada senão vai encharcar motor

- qdo cabo ignicao estourar:  sacar arranque automático  + usar cabo reserva enrolado manualmente (vem no kit do motor)

Palestra sobre MASTREAÇÃO:
Telesmar lira: 12-3842-3664 / 12-99715-4190 / ubatuba telesmar@telesmar.com.br 

- nao deve ter fita e nem proteção em nenhum terminal das cruzetas/mastor, pois acumula umidade e acelera desgaste

- A cada dez anos (no max 15 anos) sistema deve ser trocado. Agendar urgente verificação geral do sistema do lafitte!!

- manutenção de catraca a cada 5 anos. Agendar p lafitte!!

- Regulagem deve ser feito com barco na orça. Estai não pode ficar bambo. Nunca esquecer de colocar a cupilha. Atenção para qdo apertar cabos não desenrolar cabo;

Palestra sobre PINTURA DE FUNDO:
Eduardo Coco Faggiano

- Aplicar vinil bronze sob tinta velha depois de lixado. Ajuda na aderência da tinta nova. Custa pouco (R$180)

- Polimento de costado: fazer a cada dois ano. Pois o gel no tempo acumula mais umidade e sujeira...  Se nao estiver critico, nao lixar somente polimento. 

- Quando o costado é pintado colorido (azul, vermelhor.. etc) exige muito mais cuidado/manutenção,pois desgaste é muito mais rapido

- tinta p fundo: qualidade/fabricantes muito parecidos, diferindo muitas vezes dependendo do local onde fica o barco (quando pode ter mais infestação ou menos de cracas - ambiente mais sujo x mais limpo..).Diferem pouco em qualidade, restando a diferença na facilidade de limpeza - sendo a "melhor"a MIKE

- verificar aterramento do barco

Palestra sobre PREVENÇÃO INCÊNDIO:
Dr. Ricardo

- ter extintores espalhados pelo barco, sua função eh somente apagar o principio de incendio, e nao combater depois de espalhado.

- fazer aula prática com família usando equip vencido. Idem p fumigenos


Palestra sobre PREPARAÇÃO TRAVESSIA:
Ivan@veleiro.net

destaques de alguns itens obrigatórios:
- Ter cabo de reboque de 40m - pois por vezes o barco a dar reboque não dispõe de cabo
- linha da vida com cinto de segurança
- revisar vhf + antenas
- treinar tripulante com homem ao mar e conhecimento mínimo p manobrar
- verificar lanternas e pilhas reservas. Lanterna de mergulho (para caso seja necessario mergulho de emergencia para desenrolar linha de pesca) e cabeca
- ter min de 60 m corrente. Fundos de coral pode cortar amarra
- deixar segundo jogo de ancora preparado p ir ao mar, pois pode ser que quando se precise dele seja em uma emergencia.

Regras por TURNO:

- forme regime de turno e destaque 1 como responsável (sempre UM, nunca dois). Quem deixa mais de uma pessoa no turno.. e o mesmo que ter nenhuma.

- atenção com rede, mais intenso na beira da plataforma litoranea - fica entre 30m e 60m. Pescador usa canal 6. Levar foice afiada com cabo longo

- atenção com navio. Manter canal vhf 16. Ótimo se tiver AIS

- manter atenção com baleias. Manter motor ligado. Não é garantia mas pode ajudar.

- entrada de porto. Muita atenção. Entrar sempre no motor.

- ROTA: baixar rota do costa sul. Conferir cuidadosamente. Repetir rota na carta de papel. Verificar sempre no gps no zoom maximo, pois zoom pode esconder marcas.

Palestra sobre METEOROLOGIA:
Luciano Guerra

- fazer download simbologia meteorologia

- usar sw PWC (predict Wind). Mais assertivo do que o windguru.

- navi weather - fazer download. taxa de erro de 17% sendo melhor atualmente pra uso no brasil. Demais modelos são mais aplicados para outros paises e/ou oceano aberto. Modelo navi cruza três modelos globais JMA / MET OFFICE / NOAA. Grátis ate 3 dias. Depois eh pago, mas tb depois disso a previsao erra

- Predict wind (preferencia ao PWC). Uso mobile.

- Previsão meteograma numérico CPTEC - usar modelo BRAMS5. Modelo brasileiro p brasil

- GFS / grib us - taxa de erro 40% no litoral brasileiro. Nao usar. 

- comprar barografo p barco. Digital.

- cartas sinópticas da marinha.

Palestra sobre PREPARAÇÃO LONGA VIAGEM:

- simulação passagem no VISUAL PASSAGE PLANNER - VPP3

- uso de guias e roteiro tradicionais e cartas piloto

- checklist a verificar: estaiamento, buchas do leme, suporte do mastro, piloto, etc.

- Garantir 3 rizos e rizada automática

- melhorar bolsa de abandono e farmácia

- aprender a fazer pao

- investir em roupa de tempo - de boa qualidade. Custa caro, mas vale muito a pena.

- fazer curso pra uso da balsa

- AIS transponder eh fundamental. Telefone inmarsat também.

- fazer treinamento medico + montagem farmácia com marcelo (medico q apoiou eles na travessia brasil-africa) e pedir tb p ensinar uso balsa

- verificar sistema de leme + piloto. Que pecas reserva temos q ter?

- estudar sobre comida liofilizada - muito prático p ser usada durante travessia

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É isso.. fim das anotações.  Abaixo duas fotos tiradas no evento.


Esse cara pequeno aqui é o Beto Pandiani, grande aventureiro - fonte de inspiração.
Li todos os livros dele... bate no google caso você não conheça sua história.


Uma das várias palestras da ABVC... essa aqui foi de um casal que foi
do Brasil a África em um pequeno veleiro. Bate-volta, jogo rápido.. logo ali :)


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