domingo, 15 de fevereiro de 2015

Ajustando hábitos

São Paulo, 15 de fevereiro de 2015

Viemos ao longo dos últimos 12 meses ajustando uma série de hábitos na nossa rotina familiar buscando simplificar, baratear, engajar nossos filhos e, sobretudo, facilitar a transição para uma vida mais simples.

Durante a mudança para o AP alugado (meio do ano passado) já havíamos tirado caixas e caixas de coisas das nossas vidas (falei sobre isso posts atrás). Agora foi-se nossa ajudante, a Fafa... 

Aumentamos nossa carga de tarefas e nível de organização buscando se adaptar com uma diarista uma vez por mês ao invés de alguém todos os dias da semana.

O cafezinho da manhã da Raquel eu já fazia há tempos e já vinha também me especializado em lavar louça, daí para passarmos roupa ou lavarmos os banheiros bastou um pulo. :))


Brincadeiras a parte, guerreira tem sido minha amada que tem estado firme em toda estas mudanças principalmente pois boa parte da carga de trabalho adicional ficou com ela. Por vezes, até eu fico surpreso.

No embalo desta mudança, tiramos nossos filhos da escola brasileira e focamos o estudo deles na escola americana (Tots). A carga horária aumentou e de brinde passaram a almoçar na escola, diminuindo o leva e traz diário e também o nível da bagunça. (PS: deveríamos ter feito isso desde o começo, pois agora sim nossa vida começou a entrar no eixo).

Viemos ao longo dos últimos meses nos desfazendo de toda nossa biblioteca de livros. A cada amigo que nos visita sai presenteado com uma meia dúzia de livros. Por vezes dói nossos corações, mas faz parte também. Afinal são coisas que gostamos, mas que não caberão nas nossas vidas no futuro.

Outro ajuste de hábito (tudo bem, pode rir) foi no nível dos vinhos: antes eu gostava de umas coisas um pouco mais caras mas mudei radicalmente (e de novo incentivado pela Raquel). Agora somente me refresco com garrafas abaixo de 20 reais, eta sangue de boi bão! Tem vermelhinho que ela encontrou de 18 reais que depois de gelado é um espetáculo!  :)


Recentemente vendemos também nossas bicicletas. Pacote completo com cadeirinhas, racks... Uma pechincha! Estamos de olho na compra futura de uma bikes dobraveis de inox (folding bikes), estas sim cabendo na nossa futura vida a bordo.

Pensamos também em matar a tv a cabo, mas essa idéia tem sofrido forte resistência da ala infantil. Ok... vamos dando tempo ao tempo.

Pode ser que você esteja rindo ou achando que estamos ficando loucos, mas é assim mesmo: um degrau por vez e de grão em grão vamos nos adaptando a um novo estilo de vida. E cada real economizado pode representar também um dia a mais na nossa vida no mar. Bem como cada novo hábito ajustando pode significar uma transição mais fácil para uma vida mais simples.



Nenhum comentário:

Postar um comentário