sábado, 6 de abril de 2013

Checkup completo no Lafitte

Rio de Janeiro, 6 de abril de 2013

Escrevo estas palavras sentado o iate clube Rio de Janeiro, depois de uma semana intensa de trabalho e ao mesmo tempo de manutenções e checkups no nosso Lafitte.

Há 7 dias atrás recebemos aviso no clube que nossa vaga para subir o barco esta prevista para o sábado...  até que enfim!, E como são disputadas estas vagas..   já estávamos há mais de 2 meses na lista de espera. 

Fato é que em questão de horas armamos uma "operação de guerra" envolvendo manutenção do motor yammar, reparo no motor do bote, pintura de fundo, troca de anodos, verificação de estaiamento, troca de cabos, revisão da parte elétrica, trocas e reparos de pequenas miudezas, e por aí vai. Foram vários caras trabalhando ao mesmo tempo, em sincronia. 

Como já esperado, comprovamos o fato de que o mundo náutico estoura o bolso de qualquer brasileiro. Cada pequeno parafuso, cabo, ou borracha..  somente pelo simples fato de ser coisa náutica triplica o preço. Que saudade da semana nos EUA..    onde os preços são acessíveis e o mundo náutico é mais "popular".  Nesta hora, agradecemos também o fato de termos um sócio no barco..  sozinho a coisa seria mais dura.

Comprovamos também que fizemos uma boa compra ao escolher nosso Lafitte.  De fato o proprietário anterior cuidou bem dos principais itens (motor, casco, elétrica, velas, estaiamento, etc.) .. e as miudezas que tivemos que arrumar eram muitas porém nada estrutural.

Encerramos com sucesso todas as revisões e amanhã desceremos o barco novamente para água e já na semana seguinte partiremos para nossa primeira pequena travessia: levaremos o barco do RJ para Ilhabela, ...ficando bem mais próximo da nossa vida urbana, o que vai facilitar que a gente intensifique nossa aventura e puxe nossas famílias a bordo.

Até!

PS (atualizado em Abril2016): Na época não sabíamos nada de barco e muito menos manutenção de veleiros. Fizemos muita coisa na pressa, experimentando caras indicados pelos próprios marinheiros. O resultado disso foi aprendizado e, obviamente, ter que refazer alguns dos serviços meses à frente. Faz parte.














Nenhum comentário:

Postar um comentário