sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Férias a bordo - Angra e Paraty

Angra/Paraty, 22 de Novembro de 2013

Hoje encerra nossas férias a bordo. Deixaremos o Lafitte aqui no Bracuhy, em Angra dos Reis/RJ e retomaremos nossa vida urbana em SP.

Não vou dissertar detalhadamente sobre o que fizemos neste últimos dez noites a bordo e que ilha ou praia fomos, até mesmo pois meu foco aqui não é compartilhar guias turísticos da região.. mas vou resumir em poucas palavras nosso aprendizado.

Eu diria que temos sim nosso "caribe brasileiro" e ele fica em Angra dos Reis... região simplesmente espetacular, de águas abrigadas, com várias praias, ilhas paradisíacas, água clara, barzinhos, bons restaurantes e ótimas atracagens. Simplesmente fantástico!

Segundo, eu diria que se você quer acelerar seu aprendizado .. tu tem que viver a experiência de passar dias seguidos a bordo.  Nada melhor do que cada pernoite, cada ancoragem, cada dia a bordo para vc naturalmente ir vivendo as experiências, ir "vivendo o barco", tomando pequenas decisões.. e ir aprendendo.  E assim foi nestes últimos dez dias. Aprendi mais do que no ano inteiro nas minhas velejadas de fim de semana na Ilhabela.  Tudo bem que quase "afundei" o barco quando desmontei o sistema de esgoto da pia na tentativa de desentupi-lo e a agua do mar entrou com vontade barco a dentro. :)

Brincadeiras a parte... Mas tive sim tempo para abrir e explorar cada canto do barco.. limpei fundo, abri dispensas, levantei tampas, abri paiol, mexi na parte elétrica, reorganizei coisa, joguei coisas fora, senti falta de outras, .. fucei tudo que pude e não pude.

Aprendi mais sobre navegação, ancoragens e previsão do tempo.. colocando em prática alguns dos ensinamentos que tenho colhido do Silvio Ramos - amigo do veleiro Matajusi.  Inclusive, ele participou ativamente destes últimos dez dias conosco acompanhado da sua esposa Lilian.  Eles no Matajusi, e a gente no nosso Lafitte. ..excelente aprendizado!!  Foi um privilégio ter um mentor conectado a cada minuto.. acompanhando e participando ativamente das escolhas e decisões.. Nossos radinhos VHF de mão viraram ferramentas obrigatórias...  "SR.. ta na escuta?!  ###"  ; "Fala RG ###  "... alguma sugestão sobre o melhor ponto de ancoragem ?!   "... RG, sugiro vc bla bla bla..." e por ai vai.

E por fim, experiência impar, e talvez a principal.. foi ficar conectado o tempo todo com minha família (esposa e dois filhos), vivendo intimamente cada balanço, cada vento, cada segundo, pescando junto, tomando banho de mar sob o luar, contando historias a noite pras crianças dormirem, etc.  ...  comprovando que nosso sonho tem fundamento real e sem dúvida será uma grande e marcante experiência de vida.

Valeu!!


















Nenhum comentário:

Postar um comentário